tv

« Anterior | Principal | Próximo »

Brasil volta a taxar capital estrangeiro para segurar queda do dólar

Fabricia Peixoto | 2010-10-18, 21:36

Diante das freqüentes quedas do dólar, o governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira mais um aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre o capital estrangeiro.

Os investimentos de fora que chegarem ao Brasil para aplicações em renda fixa (títulos do governo) terão de pagar um “pedágio” de 6%, e não mais de 4%.

Esse é o segundo aumento promovido pelo Ministério da Fazenda em duas semanas. Há 15 dias, o ministro Guido Mantega havia anunciado a elevação do imposto de 2% para 4% - mas a moeda americana continuou entrando de forma significativa no país, pressionando sua cotação para baixo.

A medida anunciada nesta segunda-feira também afeta as operações com dólar no mercado futuro (derivativos). O IOF que incide sobre as chamadas “garantias” dessas aplicações subiu de 0,38% para 6%.

A entrada maciça de dólares no país acaba valorizando o real, o que prejudica os ganhos das empresas exportadoras.

Mantega vem criticando diversos países, dentre eles a China e os Estados Unidos, que estariam estimulando a desvalorização de suas moedas, o que tende a valorizar as moedas de outros países, como o Brasil. Para muitos economistas, o mundo está diante de uma “guerra cambial”.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    tv iD

    tv navigation

    tv © 2014 A tv não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.