±«Óãtv

« Anterior | Principal | Próximo »

Três anos para Obama

Rogério Simões | 2010-01-20, 17:00

oblamablogrs.jpgNão poderia haver pior presente de aniversário para Barack Obama. Exatamente um ano após sua posse na Presidência dos Estados Unidos, o democrata viu a oposição republicana vencer a disputa pela vaga de Edward Kennedy no Senado, no Estado de Massachusetts. Trata-se de uma megaderrota. Massachusetts não apenas é o Estado que Ted Kennedy representou pelos Democratas por décadas, mas uma das regiões eleitorais mais seguras do partido do presidente.

Em novembro de 2008, Obama venceu John McCain no Estado por 62% a 36% dos votos. Com exceção do apoio dado a Dwight Eisenhower e Ronald Reagan, duas vezes para cada um, Massachusetts tem votado por um presidente democrata desde 1928. Um dos berços dos Estados Unidos, o Estado era uma das 13 colônias que deram origem à América Britânica, no início do século 17. Foi palco do famoso julgamento de bruxas na cidade de Salem, é verdade, mas com o passar dos anos cresceu e se tornou um dos principais centros industriais americanos, em torno da cidade de Boston. Trata-se de um Estado majoritariamente progressista, o primeiro do país a criar o casamento homossexual, em 2004, e onde portar maconha não é mais crime. Tal Estado ter decidido dar as costas a Barack Obama pode ser considerado um verdadeiro desastre político.

A assessoria de Obama reagiu ao resultado dizendo que o presidente manterá seus planos para um plano de um sistema nacional de saúde pública, mas repensará suas táticas. Isso porque a eleição de Scott Brown, o republicano que toma o lugar de Kennedy (morto no ano passado), tirou do Partido Democrata a supermaioria que tinha no Congresso. Agora os republicanos podem conseguir paralisar os planos para a área de saúde pública, que tanto dividiram o país. Isso em um momento em que , basicamente por causa de uma taxa de desemprego em torno de 10%.

O momento é de alerta amarelo na Casa Branca. avaliam que o primeiro ano de Obama na Presidência foi relativamente bom, especialmente considerando o tamanho do desafio. Mas a realidade continuará sendo dura para o primeiro presidente negro americano. A economia real deve seguir em dificuldades por um bom tempo, mesmo com a volta do crescimento, e a situação no Afeganistão não deve melhorar logo, mesmo com 30 mil soldados a mais. Barack Obama tem agora três anos para virar o jogo, mostrando que é possível colocar em prática as mudanças prometidas em campanha. Caso contrário, poderá entrar para o infeliz grupo de que fazem parte Jimmy Carter, George Bush (pai) e Gerald Ford: o de presidentes americanos de um mandato só.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 12:13 PM em 21 jan 2010, Celso Paoliello Pimenta escreveu:

    Esta é uma boa lição para governantes que teimam em descumprir promessas de campanha, como é o caso do presidente Obama até agora. Apoio e sustentação ao golpe militar em Honduras, manutenção das invasões do Iraque e Afeganistão, bombardeios à²õ populações civis do Paquistão, apoio à²õ provocações de Israel na Palestina, manutenção da prisão ilegal de Guantánamo, demora em apresentar um plano pífio para democratizar o acesso do americano comum à Saúde, etc.
    Foi um vexame para o governo Obama a perda da eleição para o Senado justamente na vaga de Edward Kennedy, um dos primeiros líderes democratas a manifestarem seu apoio a Obama, num Estado onde os democratas não perdiam há quase 50 anos.

  • 2. à²õ 03:02 PM em 21 jan 2010, Jose Pedro escreveu:

    Obama tem sido uma falha em todos os níveis, doméstico, no exterior. Apaziguando países radicais Islãmicos, pressionando apenas Israel a fazer mais concessões que apenas fazem o inimigo pensar que está agindo com alguém fraco e a história mostra o fracasso dessas tentativas. Obama não serve para a segurança de seu próprio país.De 10 tentativas de atentado, 4 aconteceram apenas no primeiro ano de governo desse líder. O povo americano já está acordando, e o mundo, quando começará?

±«Óãtv iD

±«Óãtv navigation

±«Óãtv © 2014 A ±«Óãtv não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.