tv

« Anterior | Principal | Próximo »

Uma obsessão e o apartamento multimilionário

Iracema Sodre | 2008-03-03, 15:42

Os britânicos admitem que, por aqui, ter a sua própria casa ou apartamento é uma obsessão nacional.

As vitrines das agências imobiliárias (aparentemente há uma em cada esquina. Só no “village” onde eu moro são quase dez) vivem cheias de gente olhando as fotos e os detalhes das propriedades, que para os padrões brasileiros são ridiculamente caras.

Na grande Londres, o preço médio das propriedades colocadas à venda é de 356 mil libras (quase R$ 1,2 milhão). E isso porque no último trimestre houve uma queda de 5,7%.

Mas, graças a uma economia forte e uma certa facilidade de se conseguir crédito, as pessoas continuam comprando casas. E reformando. E vendendo. E comprando casas de praia.

Park-view.jpg

Nos últimos anos, a grande moda é investir no exterior. Há tantos britânicos dispostos a gastar suas libras comprando casas no sul da França, da Espanha, de Portugal ou onde quer que o sol brilhe, que os mercados nesses lugares acabaram ficando inflacionados também.

Agora, eles tentam descobrir lugares com “potencial”, onde os preços ainda têm para onde subir, como Croácia, Romênia…

A obsessão é refletida nos programas de televisão: Escape to the Country; Changing Rooms; tvs Under the Hammer; Relocation, Relocation; A Place in the Sun; Property Ladder. E estes são apenas alguns dos que eu me lembro, assim, de cabeça.

Agora, parece que Londres também vai ter o apartamento mais caro do mundo. O candidato é a cobertura de um prédio que está em construção e que, além da vista envidraçada para o Hyde Park, deve contar com ar purificado, “panic rooms” (onde os endinheirados podem se proteger em situações de risco) e janelas à prova de balas.

Nos prédios do One Hyde Park, com conclusão prevista para 2010 (Simulação na foto acima), vai haver um spa, quadras de squash e uma sala exclusiva para degustação de vinhos.

E o preço da cobertura, especula-se, pode chegar à bagatela de 100 milhões de libras. Perto de meio bilhão de reais. Haja dinheiro.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 08:54 AM em 20 mar 2008, Ana Fonseca Matos escreveu:

    Por aqui na Holalanda e a mesma febre !!

    Os holandeses sempre sao proprietarios. Alugar e muito muito raro, mais para estrangeiros pobres ou jovens que vivem sos.

    Mais de meio milhao de holandeses possuem uma segunda ou terceira casa no exterior. Geralmente Franca, Alemanha e Espanha. Agora buscam na Hungria, Republica Tcheca, Austria, ate no Brasil. Ha ate uma feira anual com muitos quiosques sobre informacoes de hipotecas, economias estrangeiras, acesso a locais paradisiacos, regulamentacao bancaria internacional, etc.

    Esses programas ingleses mencionados ai acima sao todos manjados por aqui. Fazem tambem a versao holandesa, as vezes bem mais interessante. Como "House metamorfose", "Klussen en Wonen", "TV Makelaar" e muitos outros.

    Agora detalhe: geralmente as casas holandesas ou sao mal construidas e /ou tem uma divisao totalmente antiquada, so um banheiro geralmente pequeno, tetos muito baixos e sempre desniveladas pois o solo e muito fino e constroem as fundacoes sobre pilares. Por isso os holandeses ficam pulando loucos, gananciosos, invejosos, deseperados e se matando por uma casa com mais espaco, solida e ao sol !!!

tv iD

tv navigation

tv © 2014 A tv não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.