tv

« Anterior | Principal | Próximo »

Inquilinos, uni-vos!

Maria Luisa Cavalcanti | 2007-05-01, 11:36

Quem vive de aluguel em Londres sabe o drama que é.
Eu me mudei em abril – meu sexto endereço em cinco anos. Como passei os últimos três no mesmo lugar, fiquei chocada em ver como o mercado se transformou em uma guerra.
Achar a casa ideal até que não é difícil: praticamente todas as grandes imobiliárias têm página na internet. Alguns sites reúnem todas as ofertas, como o ou o . Outros, como o , trazem anúncios de pessoas que estão procurando alguém para dividir. O problema está mesmo em garantir que aquele espaço seja seu, pois sempre tem alguém que consegue fazer isso antes, mesmo quando a imobiliária ainda nem pôs as mãos nas chaves. Se gostar de algo, faça a oferta na hora e prepare-se para já pagar uma bolada.
OK, então você deu sorte e encontrou o que queria. Reze, então, para que a bondade paire sobre o seu landlord (ou landlady, como são conhecidos os proprietários). Digo isso porque já vivi e já ouvi mil histórias cabeludas sobre esses seres: desde aqueles que resolvem vender a casa três meses depois que você entrou àqueles que secretamente freqüentam o apartamento quando você não está.
Minha vida mudou no dia em que descobri que inquilino nem sempre é o lado fraco e tem, sim, alguns direitos. Todos os boroughs (admnistrações regionais) têm um serviço de aconselhamento gratuito para quem vive de aluguel: basta procurar no site deles, cujo endereço é, em geral, composto do nome do borough (como Camden, por exemplo) mais a terminação “.gov.uk”. Outra fonte de ajuda gratuita é o , que tem escritórios espalhados por toda a cidade. E o site é um ótimo lugar para se informar sobre seus direitos – do contrato à manutenção da casa.
Por fim, minha mais recente descoberta é o site , ideal para quem acha que está gastando demais com luz, gás, telefone e tudo o mais. Eles simulam suas contas e indicam operadoras mais econômicas para o seu perfil.
A única coisa contra qual, por enquanto, nós não conseguimos lutar é contra os preços absurdos do aluguel. Infelizmente.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 03:51 PM em 01 mai 2007, Carlos Mellinger escreveu:

    Achei que poderia ter mencionado a única associação de ajuda a brasileros e que tem como um dos serviços a ajuda na busca de acomodações. Um trabalho totalmente baseado em voluntariado desde o presidente até o faxineiro. Causa-nos um pouco de tristeza não sermos reconhecidos ou lembrados nem por entidades sérias como a tv.
    Carlos Mellinger, ABRAS.

  • 2. à 06:18 AM em 02 mai 2007, Sam escreveu:

    Boa dica a da Shelter. Eu fiquei sabendo da existência dessa organização na marra: somente depois de ter assinado um contrato de 1 ano, e ter pagado um depósito de 1.200 libras por um apezinho no sul de Londres, me dei conta que havia problemas na descarga do banheiro e no chuveiro, que não funcionava. Face à resistência da landlady em consertar, corri para o Google em busca de "tenants rights uk", e o site da Shelter apareceu na lista. Usei o 0800 deles e foi um atendimento maravilhoso. Foi ótimo sentir que alguém estaria ao meu lado caso fosse preciso pressionar a landlady.
    Felizmente ela cedeu após eu falar um pouco mais grosso, mas mesmo assim, o atendimento da Shelter valeu para eu me sentir menos sozinha na possível briga.
    Aliás, a solidão é uma das experiências mais intensas de quem imigra para um país estrangeiro, não?

  • 3. à 09:05 AM em 02 mai 2007, Dunha escreveu:

    Isso é pra mostrar para as pessoas que a vida no dito ''primeiro mundo'' não é uma maravilha...

  • 4. à 02:33 PM em 02 mai 2007, Rayssa escreveu:

    Oláá, bem.. como você já viu lá em cima meu nome é Rayssa, e eu achei o blog pelo Google, é, eu tava tentando procurar blogs de pessoas que moram em Londres. Eu pretendo ir no ano que vem, então precisava me familiarizar com a tão famosa cidade londrina. Li em um dos posts não tão recentes sobre os goianos que estão em Londres, é.. então vai ser mais uma goiana por aí viu?!
    De qualquer forma, gostei muito do blog de vocês, e sempre que puder estarei aqui comentando. =P
    beeijos

  • 5. à 04:29 AM em 07 jun 2010, tiffany escreveu:

    Oláá, bem.. como você já viu lá em cima meu nome é Rayssa, e eu achei o blog pelo Google, é, eu tava tentando procurar blogs de pessoas que moram em Londres. Eu pretendo ir no ano que vem, então precisava me familiarizar com a tão famosa cidade londrina. Li em um dos posts não tão recentes sobre os goianos que estão em Londres, é.. então vai ser mais uma goiana por aí viu?!
    De qualquer forma, gostei muito do blog de vocês, e sempre que puder estarei aqui comentando. =P
    beeijos

tv iD

tv navigation

tv © 2014 A tv não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.